terça-feira, 29 de março de 2011

PRINCIPIOS DA AGLUTINAÇÃO

O princípio das reações de aglutinação e precipitação, fundamentalmente é o mesmo. Os resultados obtidos é que tomam rumos diferentes. As reações de aglutinação promove a fixação do anticorpo na superfície das hemácias e a fixação do alérgeno na superfície da IgE .
Com as reações de aglutinação, formam-se agregados suficientemente grandes, de células interligadas por pontes moleculares de anticorpos que se combinam simultaneamente com determinantes antigênicos iguais, porem situados em células diferentes.
Na reação de aglutinação ocorre o fenômeno de pró-zona, semelhante ao processo que ocorre na reação de precipitação onde alguns anticorpos não conseguem precipitar o antígeno quando estão em maiores quantidades. Para evitar este fenômeno, se faz necessário utilizar soros diluídos para se observar à aglutinação.
Alguns anticorpos, ditos incompletos ou bloqueadores, são incapazes de aglutinar as hemácias. A explicação está na dificuldade de acessar o antígeno na superfície da hemácia, porque o determinante antigênico deste antígeno está localizado na região intramembranar, e/ou as cargas elétricas presentes na membrana da hemácia dificultam o acesso do anticorpo. Um tratamento enzimático da hemácia com tripsina, papaína ou bromelina melhor expõem estes antígenos e altera as cargas elétricas da membrana da hemácia favorecendo a reação com o anticorpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário