sexta-feira, 4 de março de 2011

O PAPEL OU PARTIPAÇÃO DOS ORGÃOS SECUNDÁRIOS DA RESPOSTA IMUNOLÓGICA ADPTATIVA


Assim como a mente humana permite que um indivíduo desenvolva um conceito do eu intelectual, o sistema imune provê um conceito do eu biológico. A função do sistema imune é defender o corpo contra invasores. Os micróbios (germes ou microrganismos), as células cancerosas e os tecidos ou órgãos transplantados são interpretados pelo sistema imune como algo contra o qual o corpo deve ser defendido.
Embora o sistema imune seja complexo, a sua estratégia básica é simples: reconhecer o inimigo, mobilizar forças e atacar. Compreender a anatomia e os componentes do sistema imune torna possível ver como essa estratégia funciona.
O sistema imunológico tem como função reconhecer agentes agressores e defender o organismo da sua acção, sendo constituído por órgãos, células e moléculas que asseguram essa protecção.
O sistema imune mantém seu próprio sistema de circulação (os vasos linfáticos), o qual permeia todos os órgãos do corpo, excetuando-se o cérebro. Os vasos linfáticos contêm um líquido pálido e espesso (linfa) formado por um líquido carregado de gordura e de leucócitos
Os tecidos linfóides são classificados em órgãos geradores (primários), onde os linfócitos expressam inicialmente os receptores de antígenos e atingem a maturidade fenotípica e funciona, e em órgãos periféricos (secundários), onde as respostas dos linfócitos aos antígenos estranhos são iniciadas e desenvolvidas. Um dos órgãos linfóides geradores é a medula óssea que tem a função de gerar todas as células sanguíneas circulantes no adulto, incluindo os linfócitos, sendo o local em que as células B se desenvolvem.
O timo é um órgão formado por dois lobos, situado no mediastino anterior e é o local onde os linfócitos T se desenvolvem. Os linfonodos são órgãos nos quais as respostas imunológicas adquirida são iniciadas e o baço é o principal local de respostas imunológicas a antígenos provenientes do sangue, as placas de Peyer são aglomeradas de nódulos linfáticos associado ao intestino (GALT) localizados principalmente na mucosa do íleo que produzem plasmócitos que secretem IgA-secretória para a mucosa, para proteger esta da ação de micróbios que vivem em simbiose conosco ou micróbios patogênicos, as tonsilas são aglomerados de nódulos linfáticos revestidos apenas de epitélio. Estão localizadas na cavidade bucal, sendo conhecidas como tonsilas palatinas; próximas ao arco palatofaríngeo, na parte posterior da língua, constituindo as tonsilas linguais, e na parte posterior da nasofaringe encontramos as tonsilas faríngeas e tem função de produzir plasmócitos que secretem IgA-secretória para a mucosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário